Certificações Magento

Quando falamos sobre desenvolvimento de e-commerce com Magento, o assunto “Certificação” é sempre muito buscado e comentado entre os profissionais que trabalham com a plataforma. Mas você sabe a importância de ser um profissional certificado Magento?

Antes de entrar na relevância da certificação, precisamos falar um pouco sobre a maturidade dos profissionais brasileiros de Magento. Resumidamente, não é novidade que atualmente temos uma demanda muito grande de projetos em Magento e que essa demanda não é totalmente suprida pela quantidade de profissionais especializados em Magento disponíveis no mercado, ou seja, existe uma alta demanda e pouca oferta. Além disso, muitos destes projetos são desenvolvidos diariamente sem seguir as boas práticas de desenvolvimento recomendadas pela Magento, fato que pode resultar em sérios problemas futuros.

Dito isso, um profissional que possui uma certificação oficial pela Magento destaca-se no mercado de trabalho (brasileiro e internacional) e passa a ser alvo das grandes empresas e fábricas de software que utilizam Magento em seu dia-a-dia. Já pensou trabalhar para umas das empresas abaixo?

OBS: Se você é desenvolvedor e ficou interessado em aprender Magento de verdade, confira o nosso curso ‘Desenvolvimento Profissional em Magento’ e alavanque sua carreira.

TIPOS DE CERTIFICAÇÃO

Atualmente, existem seis tipos de certificação, sendo quatro delas para Magento1 e as demais para Magento2.

No momento, o Magento1 é de forma disparada a plataforma mais usada no desenvolvimento de e-commerces no Brasil. A Magento anunciou que continuará dando suporte oficial para a edição Enterprise até junho de 2020, fato que reforça a importância de também buscar a qualificação nesta versão da plataforma.

Todas as provas são compostas por questões de múltipla escolha e o resultado sai logo após o fim da prova.

CERTIFICAÇÕES PARA MAGENTO 1:

  • Certified Solution Specialist: Destinada para profissionais da área de negócios. Ela não possui nenhuma questão envolvendo programação. Todas as questões dizem respeito ao funcionamento default da plataforma, bem como o conhecimento das possibilidades de customização da mesma.
  • Front End Developer: Voltada para profissionais que trabalham com o frontend da loja. Ela é composta por questões envolvendo layout XML, CSS, Javascript, fallback de temas e arquivos de template, blocos, etc…
  • Developer: Voltada para profissionais que trabalham com o backend da loja. Envolve praticamente todas as áreas do Magento, como por exemplo: API, criação de módulos, regras (catálogo e carrinho de compras), fluxo de pedido, design patterns, etc…
  • Developer Plus: É a certificação mais completa para Magento1. Ela contém, além de todos os tópicos abordados na Developer, questões sobre módulos específicos da edição Enterprise.

OBS: Segundo o site oficial do Magento, as certificações para Magento1 ficarão disponíveis somente até o fim do ano de 2018. Atualmente, há apenas cerca de 100 profissionais Magento 1 certificados, então não perca tempo e entre para esta seleta lista!

CERTIFICAÇÕES PARA MAGENTO 2

  • Certified Solution Specialist: É a mesma certificação existente no Magento 1, porém adaptada para todas as novas funcionalidades e customizações implementadas no Magento 2. Ela tem como objetivo verificar se o profissional possui o conhecimento desejado para modelar e customizar o Magento.
  • Associated Developer: É a certificação mais simples para os desenvolvedores. Ela é indicada para profissionais que estão começando a mexer no Magento2. Aborda questões referentes às áreas: modificações no UI, banco de dados, admin, catálogo e customizações no checkout e no gerenciamento de pedidos.
  • Professional Developer: Certificação mais completa para desenvolvedores. Ela aborda os mesmos tópicos da certificação Associated Developer, porém com um grau de profundidade maior, com questões mais complexas. Indicada para profissionais mais experientes.

OBS: As certificações para Magento 2 foram lançadas há pouco tempo (março de 2018) e atualmente há apenas dois profissionais certificados.

Gostou do artigo? Então fique ligado que a cada semana postaremos um artigo novo para os amantes de Magento de plantão.

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias