Project Description

SOBRE O CURSO

O objetivo do curso Iniciando o Desenvolvimento em Magento 2, o curso gratuito de Magento 2 mais aguardado do Brasil, é explicar detalhadamente o funcionamento do Magento 2, a mais nova versão da maior plataforma de e-commerce do mundo, o Magento Commerce.

Durante o curso, são abordados tópicos fundamentais para o entendimento do Magento 2, tais como fundamentos da arquitetura, como funcionam as configurações via XML, as diferenças, os novos conceitos entre outros tópicos bem importantes.

No curso também são abordados diversos pontos extras importantes para um bom funcionamento e manutenção da loja, como por exemplo a atualização do Magento 2 para uma versão mais atual da plataforma. E para finalizar, para você por em prática todo o conhecimento adquirido, faremos um módulo de afiliados completo como projeto final do curso.

MÓDULOS DO CURSO

Este é o módulo que vai introduzir os motivos pelos quais criamos este curso. Neste módulo você vai entender um pouco sobre:

  • Os objetivos deste curso
  • Para quem este curso é aconselhado
  • Pré-requisitos para este curso
  • O que você aprenderá com este curso

Neste módulo abordamos um pouco mais sobre o Magento 2. Para quem ainda não conhece o Magento 2, talvez nem o Magento 1, é importante entender um pouco sobre quais as vantagens de se utilizar o Magento 2 como sua plataforma de loja virtual.

Neste módulo lhe damos o passo-a-passo de tudo o que é necessário para baixar o seu Magento 2 e começar a brincar com ele.

Os tópicos que serão abordados neste módulo são:

  • Criar o banco de dados para utilizar com o Magento 2
  • Como baixar o Magento 2 via composer, diretamente do site da Magento e via GitHub
  • Com o Magento 2 na sua máquina, quais os passos da instalação que você precisa seguir para ter o Magento 2 instalado corretamente

Neste módulo vamos abordar os diretórios mais importantes do Magento 2. Você vai entender o objetivo de cada diretório presente na arquitetura do Magento 2.

Neste módulo você vai aprender sobre o objetivo de todos os diretórios dentro de um módulo no Magento 2.

Você sabe o que são as áreas do Magento 2? Se você ainda não as conhece, este módulo é o que você precisa para passar a conhecer. É muito importante que qualquer desenvolvedor que vá trabalhar com Magento 2 entenda o que são e quais são as áreas do Magento 2.

Neste módulo vamos apresentar todos os arquivos de configurações padrões do Magento 2.

Se você é curioso e já deu uma olhada na arquitetura você, provavelmente, já pode perceber que agora, todas as configurações foram apartadas em arquivos próprios. Bom, não é preciso dizer que isso torna o desenvolvimento um pouco mais extenso e, por esse motivo, criamos um módulo exclusivo para falarmos disso.

Neste módulo você vai aprender uma novidade do Magento 2 que veio para ajudar, e muito, desenvolvedores e lojistas: o Magento CLI.

Agora é possível executar várias operações, como limpar o cache, reindexar produtos e criar usuário administrativo utilizando o terminal e o CLI do Magento 2. Neste módulo vamos passar pelos comandos mais utilizados do CLI do Magento 2 para que você entenda essa grande novidade.

O Magento 2 agora implementa uma ferramenta muito utilizada no mercado de desenvolvimento PHP, o composer. O composer é um gerenciador de dependências muito inteligente e muito utilizado hoje em dia para compor todas as dependências das mais diversas aplicações feitas em PHP. Neste módulo nós vamos utilizar bastante o composer para gerenciar nossos módulos no Magento 2.

Se você já instalou o Magento 2 nas aulas anteriores deste curso, ou em qualquer outro momento, vai perceber que, ás vezes, fazer testes na utilização da aplicação requer um pouco de trabalho adicional, por exemplo, a criação de produtos simples, configuráveis, etc.

Neste módulo vamos trabalhar com o Sample Data do Magento 2 para podermos testar e utilizar a plataforma com dados de exemplo já criados.

Outra grande novidade do Magento 2: Deploy Modes, ou modos de deploy, em tradução literal do inglês para o português.

Neste módulo vamos aprender para que serve cada deploy mode disponível no Magento 2 e quais os benefícios de cada um deles:

  1. Default
  2. Developer
  3. Production

Hora de colocarmos um pouco a mão na massa. Neste módulo vamos criar a base de um módulo em Magento 2 para que você veja como é simples o processo de criação.

Dependency Injection, ou simplesmente DI. Talvez a maior novidade que o Magento 2 trouxe para a plataforma. Neste módulo vamos abordar tudo o que você precisa saber para entender para que serve o Dependency Injection e como se beneficiar dele no Magento 2.

Quais as diferenças dos Controllers do Magento 1 para o Magento 2. O que mudou de fato? Neste módulo vamos abordar um pouco sobre Controllers no Magento 2.

Neste módulo nós vamos ajudar você a entender como trabalhar com o Setup do Magento 2 da forma mais correta e quais as diferenças entre os tipos de Setup existentes:

  • Install Schema
  • Install Data
  • Upgrade Schema
  • Upgrade Data
  • Recurring
  • Recurring Data

Você sabe para quais as diferenças entre Data Models e Resource Models? Sabe qual a responsabilidade de cada um deles? Neste módulo você vai aprender os conceitos e como trabalhar com Data Models e Resource Models da forma correta, criando exemplos práticos para você fixar o conteúdo e aprender de uma vez por todas.

Mais uma grande novidade do Magento 2! Você sabe o que é um plugin no Magento 2? Sabe quais os problemas que os plugins vieram resolver? Sabe como utilizar um plugin? Neste módulo eu respondo todas essas perguntas para ensinar você aprender a se beneficiar dos plugins no Magento 2.

Factories no Magento 2 é um tema muito importante para ser deixado de lado, concorda? Ah, talvez você ainda não saiba o que é ou para que serve uma factory no Magento 2. Por esse motivo criamos esse módulo, para ensinar o que você precisa saber para começar a criar suas próprias factories nos seus módulos de Magento 2.

Neste módulo abordamos mais uma novidade do Magento 2, as Proxies. Explicamos o que são, para que servem e como utilizá-las para se beneficiar delas em seus futuros módulos para Magento 2.

De tempos em tempos uma nova versão (ou subversão) do Magento 2 é lançada trazendo consigo melhorias, correções, novas features, etc. Neste módulo do curso você vai aprender a atualizar o seu Magento 2 quando sair uma nova versão para manter seu Magento 2 sempre atualizado.

REQUISITOS DO CURSO

  • Lógica de Programação

  • Conhecimento em PHP (no mínimo a versão 5.6)

  • Noções de Orientação a Objetos

  • Conhecimento em Banco de Dados MySQL

  • Entendimento dos Comandos Básicos do Terminal

  • Entendimento Básico de um Webserver

  • * O Conhecimento em Desenvolvimento para Magento 1 é altamente recomendado

AO FINALIZAR O CURSO

Ao fim do curso, você estará apto a desenvolver módulos para customizar o seu Magento 2 da forma que desejar. Você terá conhecimento para entender o comportamento default do Magento 2 e para iniciar sua carreira de desenvolvimento em Magento 2 de uma forma profissional.

ASSISTA GRATUITAMENTE

ACESSAR O CURSO

TUTOR DO CURSO

Tiago Sampaio
Tiago SampaioMagento Certified Developer Plus
Tiago Sampaio tem uma vasta experiência em desenvolvimento de e-commerces com Magento. É um dos profissionais certificados pela Magento e já trabalhou em vários projetos de médio e grande porte, dentre eles a Livraria Saraiva, uma das maiores lojas implementadas em Magento até hoje.